Beta-Readers

Terminou de escrever uma história, mas não está se sentindo satisfeito com o acabamento da sua obra? É para isso que existem os beta readers. Eles são os encarregados em melhorar a escrita do autor, incentivando-o a escrever cada vez com menos erros ortográficos, de uma forma mais pólida, resumindo: É quem revisa um livro antes da sua publicação.

Sem querendo ser pessimista, mas infelizmente no nosso país ele ainda é um termo estranho aos novatos que começam a escrever suas primeiras fanfictions e fictions, ou se não apenas por falta de oportunidade em encontrar a pessoa certa.

Eu também ainda não encontrei um beta reader para as minhas histórias, sou eu mesma quem reviso os meus textos, o que é desvantajoso, pois acaba limitando-se ao ponto de vista única, sem ter uma segunda opinião. Os reviews construtivos ajudam e muito, mas tendo alguém para te dar auxílio por atrás com certeza deve ser melhor!

Atualmente, existem até campanhas que incentivam a procura por beta-readers para uma melhor qualidade de texto aos leitores.

Bom, antes de fechar esta matéria, apesar de eu não ter experiência como beta ou ter um para betar as minhas, não pensem, em momento algum que os beta-readers são aqueles chatos que vão ficar mudando todo o seu contexto ou roubar a sua obra, eles estão aí para te ajudar e jamais para te prejudicar!

É lógico que, precaver nunca é demais, então, procure alguém de sua confiança! Um amigo, um conhecido, enfim, não vão sair por aí mandando textos para desconhecidos!

Por último, quero dar os créditos desta matéria a usuária do Nyah! FranHyuuga, porque sendo sincera, estava sem idéias do que publicar, já que quero transformar este blog em algo de utilidade para todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, flooor! ^^
Estou aqui novamente acompanhando seu Blog que acho que devia ser um espaço mais conhecido! OMG! *olhar indignado*
Eu achei bem legal esse post sobre Betas! É algo que o povo tem preconceito em buscar, porque sente-se (eu acho) como se não fosse apto em escrever. No entanto, isso não tem nada a ver com a criatividade do autor. Ao contrário, a credibilidade é somente dele! =)
Então... mais uma vez, meus parabéns!!! Sempre divina, Jacque! *o*
Bj carinhoso,
Fran

Unknown disse...

Hey Jacquee...
É verdade, é muito ruim escrever as histórias sem um revisor...
Eu tenho sorte de ter uma amiga "escritora enrustida" assim como eu, que lê e revisa meus capítulos antes de eu postar no Nyah... E ainda assim de vez em quando passa um erro que eu acerto depois... E claro, ela vive palpitando no que acha que vai/pode acontecer....
Isso é muito bom ^^

Se precisar de uma beta eu me candidato a te ajudar... Já amo suas histórias mesmo, ía adorar corrigir algum errinho ou palpitar em alguma coisa :P

Bjãão

Gustavo disse...

Sempre quis ser beta-reader! =D

Estou começando nesse mundinho aí e to passando de leitor pra ficwriter. Por influência de uma amiga mesmo.

Eu já sou um escritor amador, escrevo um livro. De vem em quando penso em contos e tals. Dessa vez voou começar a fazer fanfictions.

Acho que sirvo pra ser uma beta-reader, uahsuahsauhs!

Já pesquisei muito sobre histórias e formas de se escrever, técnicas e sei muito sobre ortografia e gramática corretos. [fico muito, muito decepcionado com fanfics com bom conteúdo e história e uma ortografia de matar :O].

Muito boa essa dica e foi um bom aviso também. Devemos tomar cuidado com quem compartilhamos nossas histórias! ^^

Anônimo disse...

oieee, po adorei seu blog! Eu sou ficwriter a um tempo (sim, a inteligente aqui não marcou a data q postou a primeira fic u.u) de qualquer forma, se quiser conhecer meu trabalho da uma passadinha no meu blog, é o anjo de ouro, nele eu coloquei as fics que escrevo e a que ganhei de presente, que é a Ne Me Quitte Pas, com certeza vais curtir, ah e na fic A arte de amar tem um video, como o trailer, a música é do Bon Jovi, a minha favorita, a Always, sem mais delongas, espero ver comentários seus por lá, ah e eu beto fics de algumas meninas q postam no FF, não é querendo me gabar, mas o português sempre foi minha matéria favorita e a que dou bem até hj xD

Postar um comentário